Carta ao diário

Olá diário,
e eventual leitor que o-tenha furtado do fundo de minha gaveta para fuxicar no meu dia-a-dia. Vocês são muito bem vindos! (mas não espalhem poraí o que vocês vão ver aqui) Afinal, aqui estarão documentadas as minhas atividades neste novo mundo por mim ainda não conhecido. Minhas impressões, pensamentos, dúvidas, medos e receios. Espero também, para a felicidade do leitor astuto que obteve acesso ao meu diário pessoal e para a minha própria, que aqui estejam também minhas conquistas. Minhas realizações e alegrias. Mas não sabemos disso ainda não é? Já que esta experiência ainda está por começar. Então seja bem vindo, aproveite! E para que o aproveitamento seja em sua completa magnificênciassíssima magnitude: alerto-o para a cronologia dos relatos. (Apesar de que ler uma história de trás para frente as vezes pode ser divertidamente produtivo)


Seu professor calouro anônimo,
Andre Bruinje


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

24 de agosto, semana1: A primeira visita e observação às turmas. A primeira frustração

No dia 24 de Agosto de 2010, fomos ao colégio Professora Maria Aguiar rumo a nossa segunda visita ao local onde realizaremos o nosso estágio supervisionado de prática de ensino de Biologia.


Chegamos ao colégio às sete horas. E nos dirigimos a sala dos professores para conversarmos com a diretora pedagógica. Nosso objetivo, ao conversar com ela, era de solicitar autorização para que observássemos a turma escolhida para a execução do nosso estágio. Infelizmente, ela se mostrou resistente ao nosso pedido e nos informou que alguns professores do colégio não se sentiam a vontade com a nossa presença em sala de aula, que deveria ser conversado e requerido autorização previamente com os professores e que eles não se sentiriam a vontade sequer para responder sinceramente ali em nossa presença.
Tivemos que aguardar a chegada da professora Adriane, que é a professora responsável pela disciplina de biologia para os 1º e 2º anos, que tem as aulas apenas a partir do segundo horário.


Por volta das 8 horas da manhã a professora chegou ao colégio, apenas uma das outras duplas da prática havia chegado ao colégio. Fomos à sala dos professores eu, minha dupla e os dois integrantes da outra dupla, tivemos uns 15 minutos de conversa com a professora, onde ela nos instruiu de como eram as suas aulas, quais eram as turmas, quais eram as salas de aula referentes a cada turma, e que nós já deveríamos definir qual seria a turma que trabalharíamos durante o semestre. Desta forma, acompanharíamos a turma desde o segundo horário, assistindo assim todas as outras quatro aulas. Em seguida, a Professora Adriane nos colocou na turma do 2º B, a dupla da Daniela e do Alejandro na turma do 2º C. Já a dupla da Camila e do Samuel e a dupla do Tiago e da Liz que chegaram em cima do horário da aula ficaram de escolher entre o 2º A e o 1ª A.



Bateu o sinal, e seguimos para a sala junto com a professora Adriane. Ela nos apresentou para a turma como os estagiários da UFPR que iriam ministrar umas aulas para eles todas as terças-feiras. Sentamos no fundo da sala, um em cada canto e começamos a observar a aula. E as outras duplas se dirigiram para a sala correspondente a sua turma. Porém, ficamos sabendo antes que os alunos do 1º A estavam sem aula e sem professor naquele momento, pois naquela hora a aula seria de história, mas a professora sempre faltava justificando suas faltas com atestados. Então, o Tiago que estava sozinho no dia ficaria sem o acompanhamento da professora naquela turma. O que não aconteceu. Apesar das divisões prévias das turmas para cada dupla, acabou que eu, minha dupla, o Alejandro, a Daniela, e o Tiago assistimos uma aula com a professora Adriane no 2º B. Quase no final da aula a professora nos orientou para irmos conhecer o laboratório de ciências.


Nessa aula, a professora Adriane orientou os alunos para pegarem os livros didáticos disponíveis no colégio e se organizarem em duplas para resolução dos exercícios. Conforme a aula seguia, observamos que a professora interagia com praticamente todos os alunos da turma. Os alunos sempre a requisitavam para tirar dúvidas e ela também fazia perguntas periodicamente para a turma toda e para alguns alunos em particular. Uma aluna em particular, chegou uns 20 minutos atrasada e sentou sozinha bem no meio da sala. A professora observou que ela estava sozinha e indicou uma outra aluna para se juntarem e fazerem os exercícios. Porém, a aluna atrasada sentou com a outra, mas não teve iniciativa de ajudá-la com os exercícios, e logo foi mexer em sua mochila em busca de seu aparelho de mp3 para ouvir música. Quando a professora percebeu a intenção da aluna, abordou-a e pediu o aparelho, então, ela resolveu guardá-lo.


Conversando melhor com um aluno que sentou em minha frente, fiquei sabendo que essa aluna, “a atrasada”, é sempre chamada a coordenação, sempre chega atrasada, não consegue se concentrar na aula, e ainda, já até foi encontrada alcoolizada dentro do colégio durante o período de aulas.


No laboratório de ciências, aproveitamos para fazer o relatório diagnóstico, pois não tivemos a oportunidade de conhecê-lo na visita anterior. E aproveitamos para conversar entre nós, alunos da disciplina e estagiários do colégio para expor a situação de que nenhuma dupla queria ficar responsável pelo 1º A, e ainda a possibilidade de mudar todas as turmas de todas as duplas, pois o diretor do colégio nos informou logo no início da manhã que o horário de aulas da terça-feira sofreria alterações para eliminar as aulas geminadas de biologia da professora Adriane para que pudéssemos realizar o estágio da forma como tinha sido combinado com a professora Christiane Gioppo. Além disso, havia outro problema, o da aluna Liz que não estava presente e que tinha nos informado de sua necessidade de pegar a turma que tivesse aula no 2º horário, pois ela tinha aulas de inglês no CEFET às 10hr da manhã daquele dia. Acabamos por decidir em realizar um sorteio para ver quem ficaria com o 1º A. E acabou que nossa dupla ficou com a turma do 1º A.


Após o sorteio, nos dirigimos à sala dos professores, pois já era hora do intervalo para combinarmos com a professora Adriane que queríamos observar a aula dela no 1º A. Tomamos um café, conversamos e combinamos com a professora a observação e os conteúdos do 1º ano. O sinal tocou e seguimos para a sala de aula. Novamente, fomos apresentados aos alunos como estagiários da UFPR e sentamos separados no fundo da sala para iniciarmos a observação dos alunos. A professora novamente ministrou o mesmo tipo de aula que havia dado no 2º B. Orientando os alunos a sentarem em duplas e a pegarem os livros didáticos que o colégio fornece, e que não é o livro didático público, e a resolverem os exercícios do livro.


Aplicamos então o instrumento de observação que a professora Gioppo nos orientou. Fizemos um mapa da sala, e anotamos as interações entre os alunos e entre a professora e os alunos. Com essa atividade, observamos que a professora interage mais com os alunos da frente nessa turma, seja pelo interesse maior que eles demonstram ter. Porém, a professora interage com a turma toda, de forma que ela responde as perguntas feitas pelos alunos e faz perguntas gerais para a sala toda bem como faz também perguntas particulares para determinados alunos. A professora não demonstrou tratamento diferente para grupos de alunos, mas observamos que ela explica os assuntos conforme os alunos perguntam de forma que os alunos que se sentam mais a frente são os que demonstraram perguntar mais. E a professora não usa perguntas como forma de controlar a turma, percebemos até que ela deixa a turma bem livre e que os alunos ficam relativamente comportados sentados em grupo, isso porque não são todos os alunos que fazem mesmo os exercícios do livro. Já quanto aos alunos, percebemos que a característica predominante que estabelece a divisão dos grupos é o gênero. Há alguns alunos que mostraram interagir mais com a professora, fazendo perguntas demonstrando maior interesse.


O sinal tocou e deixamos a sala juntamente com a professora que se dirigiu para outra turma. Observamos nessa hora que os alunos dessa outra turma foram na porta da sala do 1º A buscar a professora e ajudá-la a carregar os livros. Despedimo-nos então da professora Adriane e combinamos uma visita para quinta-feira em que ela tem a manhã livre e nos ofereceu ajuda caso precisarmos. Nosso objetivo com a visita de quinta-feira foi conversar com a professora e discutir os assuntos a serem ministrados na primeira aula iremos ministrar para a turma do 1º A.


Vale a pena ressaltar que não atingimos o nosso objetivo que era conhecer e observar a turma em mais de uma aula no dia. E a justificativa que temos foi a confusão que os alunos-estagiários fizeram por causa do 1º A.

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