Carta ao diário

Olá diário,
e eventual leitor que o-tenha furtado do fundo de minha gaveta para fuxicar no meu dia-a-dia. Vocês são muito bem vindos! (mas não espalhem poraí o que vocês vão ver aqui) Afinal, aqui estarão documentadas as minhas atividades neste novo mundo por mim ainda não conhecido. Minhas impressões, pensamentos, dúvidas, medos e receios. Espero também, para a felicidade do leitor astuto que obteve acesso ao meu diário pessoal e para a minha própria, que aqui estejam também minhas conquistas. Minhas realizações e alegrias. Mas não sabemos disso ainda não é? Já que esta experiência ainda está por começar. Então seja bem vindo, aproveite! E para que o aproveitamento seja em sua completa magnificênciassíssima magnitude: alerto-o para a cronologia dos relatos. (Apesar de que ler uma história de trás para frente as vezes pode ser divertidamente produtivo)


Seu professor calouro anônimo,
Andre Bruinje


terça-feira, 23 de novembro de 2010

23 de Novembro de 2010: Re-member!

No dia 23 de Novembro de 2010, Colégio Professora Maria Aguiar Teixeira.

Hoje resolvi voltar às atividades normais. Aula passada foi atípica, e não acredito que seria produtivo repetir a dose. Como fizemos um intensivão na aula passada, avaliamos que seria bom usar a de hoje para revisar a montoeira de conteúdos vistos.

Voltei ao usual, utilizar a sala de aula deles, com metade da turma. Sentados em mesa-redonda, com uma discussão e resolução de problemas e questões relacionadas ao conteúdo. Levamos um questionário, bastante denso por sinal, referente à, talvez, umas três aulas. Levei também um conjunto de bibliografias. Livros didáticos de ensino médio, livros técnicos de citologia, e livros de divulgação científica e curiosidades relacionadas ao tema. Como por exemplo, um intitulado “Roleta Genética”, de Jeffrey Smith, traduzido para o português no ano passado, que apresenta evidências de problemas trazidos pela utilização de organismos transgênicos, como alergias e doenças.

A minha idéia era distribuir os materiais entre os alunos, e distribuir os alunos em três grupos. Havia apenas seis alunos em sala, acredito que devido ao professor anterior ter faltado, mas a atividade funcionou bastante bem. Três duplas foram formadas, e pegaram as bibliografias que quiseram. Dividi um assunto para cada dupla: Duplicação do DNA, transcrição e tradução. E orientei-os que teriam 10 minutos para preparar um “mini-seminário” sobre o assunto escolhido, e mais dez para explicá-lo à turma. Poderiam utilizar tanto as bibliografias fornecidas quanto seus próprios materiais e anotações no caderno (que eu esperava que tivessem feito na semana passada).

10 minutos não foram suficientes, acabaram sendo uns 20. Mas foi produtivo mesmo assim. Acabei eliminando a parte da aula que eu mostraria alguns vídeos de utilidades e importâncias do DNA, como doenças, câncer, mutações, e, se desse tempo, seleção natural. Mas deixemos para próxima aula. Estamos preparando uma aula em conjunto para o fechamento das atividades, com algumas ferramentas e conversas. Acho que vai ser bacana, vamos esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário