Carta ao diário

Olá diário,
e eventual leitor que o-tenha furtado do fundo de minha gaveta para fuxicar no meu dia-a-dia. Vocês são muito bem vindos! (mas não espalhem poraí o que vocês vão ver aqui) Afinal, aqui estarão documentadas as minhas atividades neste novo mundo por mim ainda não conhecido. Minhas impressões, pensamentos, dúvidas, medos e receios. Espero também, para a felicidade do leitor astuto que obteve acesso ao meu diário pessoal e para a minha própria, que aqui estejam também minhas conquistas. Minhas realizações e alegrias. Mas não sabemos disso ainda não é? Já que esta experiência ainda está por começar. Então seja bem vindo, aproveite! E para que o aproveitamento seja em sua completa magnificênciassíssima magnitude: alerto-o para a cronologia dos relatos. (Apesar de que ler uma história de trás para frente as vezes pode ser divertidamente produtivo)


Seu professor calouro anônimo,
Andre Bruinje


terça-feira, 26 de outubro de 2010

26 de Outubro: Rastejantes mas não pecadoras, pedagógicas!

26 de Outubro de 2010, Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira.

Chegamos, como de praxe, uns 10 ou 15 minutos antes da aula. Quase que não chegamos, na verdade, desta vez tivemos a sorte enorme de ter um trem no meio do caminho:

“No meio do caminho tinha um trem, tinha um trem no meio do caminho. No meio do caminho tinha um trem. Tinha um trem...”

Ora, já deu para entender a frustração e ansiedade de ter que esperar o bendito trem, minutos antes da aula. Mas, graças ao trem, tudo correu bem. (Nossa rimei! Estou poético hoje!)

Decidi fazer uma aula um pouco mais interativa ou que chame mais atenção dos alunos. Para isso levei uma surpresinha, de 30cm por 30cm por 30cm... bem visível a surpresinha, por sinal. Porém estava coberta com um pano devidamente alocado.

Levei também um questionário, a professora havia me instruído que os alunos deveriam ver o conteúdo de núcleo celular e membrana nuclear. Para tanto foi que preparei a aula. Mas, já no início das discussões e das perguntas (que costumo fazer ao longo da aula inteira de forma que os alunos cheguem as respostas ou, até mesmo, aos questionamentos) surpreendentemente eles já sabiam tudo que havia preparado par a aula! Haviam feito atividades com a professora durante a semana. O que acabou me pegando de surpresa. Quando a intenção era discutir envoltório nuclear, poros do envoltório nuclear, e sistema de endomembranas, juntamente com retículos citoplasmáticos liso e rugoso. Os alunos já haviam visto!

Então acabei por encaminhar uma aula expositiva sem preparação, péssimo para os alunos, eu diria. Pois começamos a ver síntese de proteínas sem eles terem uma boa noção de transcrição e tradução. Mas, para falar em retículos e golgi, era preciso usar alguma ferramenta de exemplo. Eu escolhi a Pepsina.

Discorri um pouco junto com a turma desde a produção do RNA mensageiro da pepsina até sua síntese no RER, e em seu empacotamento e secreção. (minimamente, pois transcrição e tradução estavam previstos para uma aula com vídeos ilustrativos, e mais pra frente no cronograma).

Só aí já havia passado dois terços da aula, e o terceiro terço já estava programado.

Levei a surpresa, um terrário completo, para o centro da bancada e mostrei para os alunos. Dentro, dentro, bem dentro.. das tocas estava a Josefina. Uma corn snake (Elaphe guttata) macho que temos em cativeiro. Chamo Josefina pois ela (ele) tem mais cara de Josefina mesmo. Salvo alguns alunos que não quiseram se aproximar, quando a retirei do terrário, pedi aos outros que lavassem as mãos para manipulá-la.

Utilizei a serpente para terminar com a importância e utilização da pepsina, já que ela faz um processo de digestão que, enquanto ainda é filhote, dura “apenas” uma semana. Assim como abordar alguns aspectos de comportamento, habitat, e introdução de espécies exóticas em habitat não-natural. Só a título de curiosidade.

Foi bastante tranqüilo, me certifiquei de os alunos lavarem as mãos depois do manuseio, mesmo tendo utilizado luvas cirúrgicas. As alunas da Carol vão ficar com invejinha! Vamos ver como vamos fazer nas próximas semanas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário